EDUCAÇÃO FÍSICA
PLANO DE AÇÃO BIMESTRAL
ANO LETIVO/2012
Profa.
Valdete P Pimentel
Parintins/AM
Introdução
Tendo em vista os desafios enfrentados anos
anteriores quanto à docência em EF e a responsabilidade social que a esta disciplina
tem com a construção de cidadãos conscientes de suas responsabilidades para com
este município, não se podem improvisar ações que nortearão todo esse processo.
É imperativo, portanto, que todas as ações sejam planejadas de forma conjunta e
articuladas, no sentido de minimizar as dificuldades apontadas pelos
professores de EF das escolas da Rede Municipal de Ensino no processo de desenvolvimento
dos alunos, possibilitando que essa disciplina cumpra sua missão diante das
exigências dos PCNs e complexidades da atual realidade das escolas municipais.
O planejamento é o processo pelo qual podemos, tendo em vista os objetivos,
traçar os meios para que estes possam ser atingidos, prevendo o futuro e
propondo soluções práticas para se resolver os problemas que, certamente, surgirão
no decorrer do caminho ano letivos de 2012.
Justificativa
“[...] a ação de planejar não se reduz ao
simples preenchimento de formulários para controle administrativo. É, antes,
uma atividade consciente de previsões das ações fundamentadas em opções
político-pedagógicas, tendo como referência permanente os principais problemas
sociais e políticos vivenciados pela sociedade atual” (NASCIMENTO et al 2003, p. 3):
A
partir desse conceito, e ao analisar que EF ainda não possui uma organização e nem
uma sistematização de conteúdos a serem desenvolvidos nas escolas da Rede
Municipal de Ensino, faz com que esta disciplina se descaracterize de sua ação
pedagógica dando fim de si mesma, sem seqüência ao longo dos anos escolares.
Tem-se
observado ao longo dos anos, que essa não existência da organização e
sistematização da EF escolar vem de encontro à tendência popular da disciplina
que orienta-nos a propiciar atividades físicas voltadas para a ordem social,
fazendo com que o aluno se torne crítico e participativo por conseqüência da
compreensão, fato o que o leva ao autodomínio e a formação de seu caráter.
Dado esses preceitos, foi elaborado este Plano de Ação, cujos
eixos norteadores das ações aqui propostas foram vivenciados no cotidiano
docente dos professores de EF municipais que, seqüencialmente, debaterão as
condições pedagógicas, no sentido de desenvolvê-las no contexto
sócio-esportivo-educacional do ano de 2012. Portanto, para a construção dos Planejamentos Docentes, serão analisadas em
principio, todas as adversidades enfrentadas pelos Professores de EF no
ano de 2011.
Objetivo Geral
• Promover a atuação conjunta dos profissionais de EF lotados nas Escolas da Rede Municipal de Educação (SEMED), fornecendo-lhes subsídios para a implementação de seus projetos ou planejamentos direcionados para as suas atividades docentes, acompanhando-os também no processo de elaboração do Plano de Ação de seus respectivos educandários, e ajudá-los a superar os problemas que por ventura venham ocorrer.
Objetivos Específicos ao Atendimento dos Professores
• Promover encontros e reuniões com temas relevantes identificados a partir da observação e análise da realidade escolar que efetivem a proposta pedagógica da escola;
• Identificar quais as prioridades dos professores de EF para prestar-lhes um melhor atendimento;
• Pesquisar e selecionar atividades
físicas e incentivar troca de experiências entre professores de EF;
• Orientar e acompanhar no preenchimento
dos diários de classe;
• Subsidiar os professores de EF na
elaboração e implementação do planejamento bimestral, propondo-lhes
alternativas metodológicas a partir de reflexões coletivas.
• Apoiar e subsidiar a elaboração e implementação de projetos ou propostas para direcionadas para a EF municipal, bem como colher informações significativas que subsidiem o trabalho com os professores.
• Apoiar e subsidiar a elaboração e implementação de projetos ou propostas para direcionadas para a EF municipal, bem como colher informações significativas que subsidiem o trabalho com os professores.
Ações Estratégicas
1. Reuniões para elaboração das atividades que nortearão os Planos de
Ações;
2. Elaboração do
planejamento bimestral;
3.
Reuniões Pedagógicas previstas no calendário para estudo e reflexões sobre a
prática das atividades físicas;
4. Orientação sobre o preenchimento dos diários de classe e relatórios.
5. Acompanhamento e avaliação dos projetos;
6. Apoio técnico nas campanhas promovidas pela SEMED.
Avaliação
A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre todos os professores e Coordenação Pedagógica de EF, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo do desenvolvimento das atividades físicas, para dar-lhe solução adequada.
Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de:
4. Orientação sobre o preenchimento dos diários de classe e relatórios.
5. Acompanhamento e avaliação dos projetos;
6. Apoio técnico nas campanhas promovidas pela SEMED.
Avaliação
A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre todos os professores e Coordenação Pedagógica de EF, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo do desenvolvimento das atividades físicas, para dar-lhe solução adequada.
Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de:
-
Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;
- Observação direta e indireta de todas as
atividades desenvolvidas;
- Reflexão e conclusão;
Conclusão
O alcance dos objetivos deste Plano não depende somente da atuação do Professor Coordenador Pedagógico, mas também, do apoio dos Gestores de Escolas Municipais e da aceitação e dedicação dos professores EF lotados na Rede Municipal de Educação da Secretaria Municipal de Educação.
Portanto, é preciso angariar a confiança de todos, para que possamos trabalhar sob um clima completamente amigável, proporcionando assim, maior intercâmbio entre todos. Somente assim teremos êxito na implantação deste Plano de Ação.
Conclusão
O alcance dos objetivos deste Plano não depende somente da atuação do Professor Coordenador Pedagógico, mas também, do apoio dos Gestores de Escolas Municipais e da aceitação e dedicação dos professores EF lotados na Rede Municipal de Educação da Secretaria Municipal de Educação.
Portanto, é preciso angariar a confiança de todos, para que possamos trabalhar sob um clima completamente amigável, proporcionando assim, maior intercâmbio entre todos. Somente assim teremos êxito na implantação deste Plano de Ação.
Postado pela Profa. Valdete P Pimentel às 09h do dia 13/02/2012
Marcadores: Plano de Ação/2012
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I BIMESTRE
06/02 a 20.04/2012
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EIXO
NOTEADOR: Plano de
Ensino
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OBJETIVO: Contribuir e
fornecer subsídios aos Professores de EF lotados na Rede Municipal de Ensino,
para que os mesmos possam elaborar suas atividades docentes a serem
desempenhadas no I Bimestre de suas respectivas escolas.
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O QUE FAZER
COMO FAZER
ONDE FAZER
PORQUE FAZER
QUEM FAZER
QUANDO FAZER
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Profa. Valdete P Pimentel
II BIMESTRE
23.04.a 20.07/ 2012
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EIXO NOTEADOR: Desempenho
das atividades docentes
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OBJETIVO: Diagnosticar e analisar o desempenho docente em
relação à aplicabilidade de suas atividades no I Bimestre.
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O QUE FAZER
COMO FAZER
ONDE FAZER
PORQUE FAZER
QUEM FAZER
QUANDO FAZER
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Profa. Valdete P Pimentel
III BIMESTRE
23.07.a 02.10/ 2012
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EIXO NOTEADOR: Plano
de Ensino e Jogos Escolares Municipal
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OBJETIVO: Orientar os Professores de EF da Rede Municipal de Ensino
quanto ao planejamento para o III Bimestre e fazer realizar conjuntamente as atividades
da Semana Sócio/Cultural/Esportiva
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O QUE FAZER
COMO FAZER
ONDE FAZER
PORQUE FAZER
QUEM FAZER
QUANDO FAZER
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Profa. Valdete P Pimentel
IV BIMESTRE
03.10 a 15.12/2012.
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EIXO NOTEADOR: Avaliação
docente
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OBJETIVO: Avaliar
de forma contextualizada o desempenho docente dado suas atividades
desenvolvidas em suas respectivas escolas
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O QUE FAZER
COMO FAZER
ONDE FAZER
PORQUE FAZER
QUEM FAZER
QUANDO FAZER
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Profa. Valdete P Pimentel
Muito bom professor..
ResponderExcluirbelíssimo projeto professora estar de parabéns,rsrsrs... de Hygor Campelo
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