1º ano
Ensino Fundamental
|
|||
Competências
|
Habilidades a serem desenvolvidas
|
Eixo/Conteúdos
|
|
· Estimular o desenvolvimento das capacidades
físicas naturais, através do movimento.
· Desenvolver as aptidões perceptivas como
meio de ajustamento do comportamento
psicomotor.
· Propiciar o desenvolvimento das qualidades
físicas, objetivando a adaptação orgânica ao
esforço físico.
· Melhorar a aptidão física por meio da prática
de habilidades motoras fundamentais.
· Estimular a capacidade de expressão
individual, por meio de movimentos criativos.
· Contribuir para aquisição e formação de
hábitos higiênicos.
· Favorecer a socialização, através de atividades
físico-recreativas.
· Formar um cidadão crítico e participativo, que
saiba compreender e usar seu corpo
sadiamente, percebendo-se como ser integral,
com formação humanista cristã.
· Vivenciar valores fundamentais como:
respeito, aceitação, solidariedade e
companheirismo
|
· Identificar-se como membro do grupo,
respeitando regras básicas.
· Desenvolver a coordenação motora através do
estimulo visual e auditivo.
· Conhecer e identificar seus segmentos e
elementos, desenvolvendo cada vez mais uma
atitude de interesse e cuidado com seu corpo e
o do outro.
· Reconhecer o seu corpo, estabelecendo com a
mesmo uma relação afetiva e de habilidades
espaço-temporal.
· Identificar os ambientes e suas funções.
· Controlar e manusear materiais como bolas de
tamanhos diferentes e bambolês, ampliando
assim suas habilidades motoras.
· Desenvolver a coordenação motora através do
estimulo visual.
· Ampliar a vivência dos movimentos naturais e
expressivos.
· Reconhecer o seu corpo, estabelecendo com o
mesmo uma relação afetiva e de habilidades
espaço-temporal e equilíbrio.
· Acompanhar ritmos variados através da musi
|
· Interagindo com a professora e com o grupo.
· Participando de brincadeiras ritmadas e de
socialização.
· Adaptando a criança ao ambiente escolar,
acolhendo-a com atenção e carinho.
· Brincando de jogos cantados que permitam um
contato com o próprio corpo e o
reconhecimento do espaço escolar.
· Desenvolvendo atividades que promovam os
movimentos locomotores e a percepção das
capacidades dos movimentos naturais como;
(andar, correr, saltar, trepar e etc.).
· Brincando de jogos historiados que permitam
um contato com o próprio corpo percebendo os
limites e as possibilidades dos movimentos de
cada um.
· Ordenando os movimentos de braços e pernas
ao andar, respeitando e ultrapassando os
obstáculos do ambiente.
· Jogando e participando de atividades
recreativas, envolvendo criatividade,
espontaneidade, respeito e o limite, com
movimentos imitativos, interpretativos e
corporais.
|
|
Ensino Fundamental
2º ano
|
|||
Competências
|
Habilidades a serem desenvolvidas
|
Eixo/Conteúdos
|
|
· Estimular o desenvolvimento
das capacidades
físicas
naturais, através do movimento.
· Desenvolver as
aptidões perceptivas como meio
de ajustamento
do comportamento psicomotor.
· Propiciar o
desenvolvimento das qualidades
físicas,
objetivando a adaptação orgânica ao
esforço
físico.
· Melhorar a
aptidão física por meio da prática de
habilidades
motoras fundamentais.
· Estimular a
capacidade de expressão individual,
por meio de
movimentos criativos.
· Contribuir
para aquisição e formação de hábitos
higiênicos.
· Favorecer a
socialização, através de atividades
físico-recreativas.
· Formar um
cidadão crítico e participativo, que
saiba
compreender e usar seu corpo sadiamente,
percebendo-se
como ser integral, com formação
humanista
cristã.
· Vivenciar
valores fundamentais como: respeito,
aceitação,
solidariedade e companheirismo.
· Vivenciar
grandes jogos, desenvolvendo a
competição e o
lúdico como parte integrante do
meio social.
· Participar de
jogos pré-desportivos.
· Despertar e
desenvolver as habilidades dos
movimentos
próprios, necessários para a
participação
de jogos pré- desportivos.
|
Identificar-se
como membro do grupo, respeitando regras básicas.
· Desenvolver a
coordenação motora através do estimulo visual e auditivo.
· Conhecer e
identificar seus segmentos e elementos, desenvolvendo cada
vez mais uma
atitude de interesse e cuidado com seu corpo e o do outro.
· Reconhecer o
seu corpo, estabelecendo com a mesmo uma relação afetiva
e de
habilidades espaço-temporal.
· Identificar os
ambientes e suas funções.
· Controlar e
manusear materiais como bolas de tamanhos diferentes e
bambolês,
ampliando assim suas habilidades motoras.
· Desenvolver a
coordenação motora através do estimulo visual.
· Ampliar a
vivência dos movimentos naturais e expressivos.
· Reconhecer o
seu corpo, estabelecendo com o mesmo uma relação afetiva
e de
habilidades espaço-temporal e equilíbrio.
· Acompanhar
ritmos variados através da música e a expressão corporal.
· Desenvolver as
habilidades psicomotoras de percepção espacial e auditiva.
· Trabalhar o
senso de respeito comum.
· Aprender a
competir de forma saudável.
· Reconhecer as
regras básicas de futsal, adaptado a essa faixa etária.
· Reconhecer
as regras básicas da queimada, adaptada a essa faixa etária.
|
· Interagindo
com a professora e com o grupo.
· Participando
de brincadeiras ritmadas e de
socialização.
· Adaptando a
criança ao ambiente escolar,
acolhendo-a
com atenção e carinho.
· Brincando de
jogos cantados que permitam um
contato com o
próprio corpo e o reconhecimento
do espaço escolar.
· Desenvolvendo
atividades que promovam os
movimentos
locomotores e a percepção das
capacidades
dos movimentos naturais como;
(andar,
correr, saltar, trepar e etc.).
· Brincando de
jogos historiados que permitam um
contato com o
próprio corpo percebendo os
limites e as
possibilidades dos movimentos de
cada um.
· Ordenando os
movimentos de braços e pernas ao
andar,
respeitando e ultrapassando os obstáculos
do ambiente.
· Jogando e
participando de atividades recreativas,
envolvendo
criatividade, espontaneidade, respeito
e o limite,
com movimentos imitativos,
interpretativos
e corporais.
· Realizar jogos
de construção da imagem corporal
e relações
espaço temporais (cognitivo e motor).
· Participando
de festas e eventos da escola que
possibilitem a
vivência de movimentos gestuais
próprios e
imitativos.
· Participando
de eventos que promovam a saúde.
· Construindo um
repertório de movimentos
expressivos
compostos de gestos, mímicas
expressões
faciais, próprios e característicos
através de
brincadeiras cantadas.
· Participando
de jogos pré-desportivos.
|
|
3º ano
Ensino
Fundamental
|
|||
Competências
|
Habilidades a serem desenvolvidas
|
Eixo/Conteúdos
|
|
· Estimular o
desenvolvimento das capacidades físicas
naturais,
através do movimento.
· Desenvolver as
aptidões perceptivas como meio de
ajustamento do
comportamento psicomotor.
· Propiciar o
desenvolvimento das qualidades físicas,
objetivando a
adaptação orgânica ao esforço físico.
· Melhorar a
aptidão física por meio da prática de
habilidades
motoras fundamentais.
· Estimular a
capacidade de expressão individual, por
meio de
movimentos criativos.
· Contribuir
para aquisição e formação de hábitos
higiênicos.
· Favorecer a
socialização, através de atividades físicorecreativas.
· Formar um
cidadão crítico e participativo, que saiba
compreender e
usar seu corpo sadiamente, percebendose
como ser
integral, com formação humanista cristã.
· Vivenciar
valores fundamentais como: respeito,
aceitação,
solidariedade e companheirismo.
· Vivenciar
grandes jogos, desenvolvendo a competição
e o lúdico
como parte integrante do meio social.
· Participar de
jogos pré-desportivos.
· Despertar e
desenvolver as habilidades dos
movimentos
próprios, necessários para a participação
de jogos pré-
desportivos do voleibol, handebol e
futsal.
· Desenvolver as
regras e habilidades necessárias para a
iniciação
do futsal.
|
· Identificar-se
como membro do grupo, respeitando regras básicas.
· Desenvolver a
coordenação motora através do estimulo visual e
auditivo.
· Conhecer e
identificar seus segmentos e elementos, desenvolvendo
cada vez mais
uma atitude de interesse e cuidado com seu corpo e o do
outro.
· Reconhecer o
seu corpo, estabelecendo com a mesmo uma relação
afetiva e de
habilidades espaço-temporal.
· Identificar os
ambientes e suas funções.
· Controlar e
manusear materiais como bolas de tamanhos diferentes e
bambolês,
ampliando assim suas habilidades motoras.
· Desenvolver a
coordenação motora através do estimulo visual.
· Ampliar a
vivência dos movimentos naturais e expressivos.
· Reconhecer o
seu corpo, estabelecendo com o mesmo uma relação
afetiva e de
habilidades espaço-temporal e equilíbrio.
· Acompanhar
ritmos variados através da musica e a expressão corporal.
· Desenvolver as
habilidades psicomotoras de percepção espacial e
auditiva.
· Trabalhar o
senso de respeito comum.
· Aprender a
competir de forma saudável.
· Reconhecer as
regras básicas de futsal, adaptado a essa faixa etária.
· Reconhecer as
regras básicas da queimada, adaptada a essa faixa
etária.
· Reconhecer as
regras básicas do handebol, adaptado a essa faixa etária.
· Reconhecer
as regras básicas do voleibol, adaptado a essa faixa etária
|
Interagindo
com a professora e com o grupo.
· Participando
de brincadeiras ritmadas e de
socialização.
· Adaptando a
criança ao ambiente escolar,
acolhendo-a
com atenção e carinho.
· Brincando de
jogos cantados que permitam um
contato com o
próprio corpo e o
reconhecimento
do espaço escolar.
· Desenvolvendo
atividades que promovam os
movimentos
locomotores e a percepção das
capacidades
dos movimentos naturais como;
(andar,
correr, saltar, trepar e etc.).
· Brincando de
jogos historiados que permitam
um contato com
o próprio corpo percebendo os
limites e as
possibilidades dos movimentos de
cada um.
· Ordenando os
movimentos de braços e pernas
ao andar,
respeitando e ultrapassando os
obstáculos do
ambiente.
· Jogando e
participando de atividades
recreativas,
envolvendo criatividade,
espontaneidade,
respeito e o limite, com
movimentos
imitativos, interpretativos e
corporais.
· Realizando
jogos de construção da imagem
corporal e
relações espaço temporais (cognitivo
e motor).
· Participando
de festas e eventos da escola que
possibilitem a
vivência de movimentos gestuais
próprios e
imitativos.
· Participando
de eventos que promovam a saúde.
· Construindo um
repertório de movimentos
expressivos
compostos de gestos, mímicas
expressões
faciais, próprios e característicos
através de
brincadeiras cantadas.
· Participando
de jogos pré-desportivos do
voleibol,
do handebol e do futsal.
|
|
4º ano
Ensino Fundamental
|
|||
Competências
|
Habilidades a serem desenvolvidas
|
Eixo/Conteúdos
|
|
· Participar de diferentes atividades
corporais, procurando adotar uma
atitude cooperativa e solidária, sem
discriminar os colegas pelo
desempenho ou por razões sociais,
sexuais ou culturais;
· Adotar atividades de respeito mútuo,
dignidade e solidariedade em
situações lúdicas e esportivas,
buscando solucionar os conflitos de
maneira não violenta;
· Conhecer os limites e as
possibilidades do próprio corpo de
maneira poder controlar algumas de
suas atividades corporais com
autonomia e a valorizá-las como
recurso para a manutenção de sua
própria saúde;
· Conhecer, valorizar, apreciar e
desfrutar de algumas das diferentes
manifestações de cultural corporal,
adotando uma postura não
preconceituosa ou discriminatória por
razões sociais, sexuais ou culturais;
· Organizar alguns jogos/brincadeiras
ou outras atividades corporais,
valorizando-as como recurso para
usufruto do
tempo disponível;
|
· Participar e criar de
jogos/brincadeiras;
· Discutir e/ou debater regras para os
jogos/brincadeiras;
· Resolver situações de conflito por
meio do diálogo com sem a
ajuda do professor;
· Respeitar as regras das atividades e
todos os seus colegas sem
qualquer tipo de discriminação;
· Diferenciar situações de esforço e
repouso;
· Organizar automaticamente
jogos/brincadeiras ou outras
atividades corporais valorizando-as como recurso
para usufruto
ao tempo disponível;
· Reconhecer desafios e criar
estratégias para vencê-los,
percebendo seus limites;
· Adotar atitudes de respeito mútuo,
dignidades e solidariedade
em situações lúdicas e esportivas;
· Conhecer limites a possibilidades do
próprio corpo;
· Manter o hábito da postura correta;
· Aperfeiçoar as atividades naturais de
uma maneira normal;
· Incentivar o espírito de grupo;
· Estimular o
gosto pelos jogos pré-desportivos.
|
· Explicação e demonstração de
brincadeiras
aprendidas em contexto extracurricular,
criação e participação de outros
jogos/brincadeiras, com suas regras
específicas;
· Participação das atividades físicas
propostas
com respeito às regras e sem discriminação
dos colegas;
· Resolução de situações de conflito por
meio
do diálogo, com a ajuda do professor;
· Participar de atividades competitivas
respeitando regras e os colegas envolvidos;
· Observação e analise do desempenho dos
colegas, atletas, crianças mais velhas e mais
novas;
· Desenvolvimento das capacidades
físicas
durante a prática das atividades físicas
propostas, na quadra poliesportiva, ginásio
e/ou piscina;
· Diferenciação das situações de esforço
e
repouso;
· Jogos de tabuleiro, este quando o
clima não
for favorável a pratica de atividade física.
· Valores fundamentais: respeito,
solidariedade,
companheirismo, cooperação, dignidade,
justiça, perseverança, superação, autoestima,
etc;
· Habilidades básicas: correr, saltar,
arremessar,
rodar, bater, rebater, receber, amortecer,
chutar, girar,
etc.
|
Ensino Fundamental
5º
ano
|
|||
Competências
|
Habilidades a serem desenvolvidas
|
Eixo/Conteúdos
|
|
· Participar de
diferentes atividades
corporais,
procurando adotar uma atitude
cooperativa e
solidária, sem discriminar
os colegas
pelo desempenho ou por razão
sociais,
sexuais ou culturais;
· Adotar
atividades de respeito mútuo,
dignidade e
solidariedade em situações
lúdicas e
esportivas, buscando solucionar
os conflitos
de forma não violenta;
· Conhecer os
limites e as possibilidades
do próprio
corpo de forma a poder
controlar
algumas de suas atividades
corporais com
autonomia e a valorizá-las
como recurso
para a manutenção de sua
própria saúde;
· Conhecer,
valorizar, apreciar e desfrutar
de algumas das
diferentes manifestações
de cultural
corporal, adotando uma
postura não
preconceituosa ou
discriminatória
por razões sócias, sexuais
ou culturais;
· Organizar
alguns jogos/brincadeiras ou
outras
atividades corporais, valorizando as
como recurso
para usufruto do tempo
disponível;
· Analisar
alguns padrões de estética,
beleza e saúde
presentes no cotidiano,
buscando compreender
sua inserção no
contexto em
que incentivam o
consumismo
|
· Participar e criar de jogos/brincadeiras;
· Discutir e/ou debater regras para os jogos/brincadeiras;
· Resolver situações de conflito por meio do diálogo com
sem a ajuda do professor;
· Respeitar as regras das atividades e todos os seus colegas
sem qualquer tipo de discriminação;
· Diferenciar situações de esforço e repouso;
· Organizar automaticamente jogos/brincadeiras ou outras
atividades corporais valorizando-as como recurso para
usufruto ao tempo disponível;
· Reconhecer desafios e criar estratégias para vencê-los,
percebendo seus limites;
· Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidades e
solidariedade em situações lúdicas e esportivas;
· Conhecer limites a possibilidades do próprio corpo;
· Manter o hábito da postura correta;
· Aperfeiçoar as atividades naturais de maneira normal;
· Incentivar o espírito de grupo;
· Estimular o gosto pelos jogos
pré-desportivos.
|
· Explicação e demonstração de brincadeiras
aprendidas em contexto extracurricular,
criação e participação de outros
jogos/brincadeiras, com suas regras
específicas;
· Participação das atividades físicas propostas
com respeito às regras e sem discriminação dos
colegas;
· Resolução de situações de conflito por meio do
diálogo, com a ajuda do professor;
· Participar de atividades competitivas
respeitando regras e os colegas envolvidos;
· Observação e analise do desempenho dos
colegas, atletas, crianças mais velhas e mais
novas;
· Desenvolvimento das capacidades físicas
durante a prática das atividades físicas
propostas, na quadra poliesportiva, ginásio
e/ou piscina;
· Diferenciação das situações de esforço e
repouso;
· Jogos de tabuleiro, este quando o clima não for
favorável a pratica de atividade física;
· Valores fundamentais: respeito, solidariedade,
companheirismo, cooperação, dignidade,
justiça, perseverança, superação, auto-estima,
etc;
· Introdução às modalidades esportivas
(handebol, basquetebol, voleibol e futebol)
jogos pré-desportivos.
· Avaliação: É realizada pelo professor,
observando as atitudes assumidas pelo aluno
durante as aulas, ou seja, participação nas
atividades propostas, interesse e
comportamento.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário