quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Proposta Curricular de 1º ao 5º ano do Ens.Fund.Rede Municipal de Parintinsl


1º ano
Ensino Fundamental
Competências
Habilidades a serem desenvolvidas
Eixo/Conteúdos

· Estimular o desenvolvimento das capacidades
físicas naturais, através do movimento.
· Desenvolver as aptidões perceptivas como
meio de ajustamento do comportamento
psicomotor.
· Propiciar o desenvolvimento das qualidades
físicas, objetivando a adaptação orgânica ao
esforço físico.
· Melhorar a aptidão física por meio da prática
de habilidades motoras fundamentais.
· Estimular a capacidade de expressão
individual, por meio de movimentos criativos.
· Contribuir para aquisição e formação de
hábitos higiênicos.
· Favorecer a socialização, através de atividades
físico-recreativas.
· Formar um cidadão crítico e participativo, que
saiba compreender e usar seu corpo
sadiamente, percebendo-se como ser integral,
com formação humanista cristã.
· Vivenciar valores fundamentais como:
respeito, aceitação, solidariedade e
companheirismo
· Identificar-se como membro do grupo,
respeitando regras básicas.
· Desenvolver a coordenação motora através do
estimulo visual e auditivo.
· Conhecer e identificar seus segmentos e
elementos, desenvolvendo cada vez mais uma
atitude de interesse e cuidado com seu corpo e
o do outro.
· Reconhecer o seu corpo, estabelecendo com a
mesmo uma relação afetiva e de habilidades
espaço-temporal.
· Identificar os ambientes e suas funções.
· Controlar e manusear materiais como bolas de
tamanhos diferentes e bambolês, ampliando
assim suas habilidades motoras.
· Desenvolver a coordenação motora através do
estimulo visual.
· Ampliar a vivência dos movimentos naturais e
expressivos.
· Reconhecer o seu corpo, estabelecendo com o
mesmo uma relação afetiva e de habilidades
espaço-temporal e equilíbrio.
· Acompanhar ritmos variados através da musi
· Interagindo com a professora e com o grupo.
· Participando de brincadeiras ritmadas e de
socialização.
· Adaptando a criança ao ambiente escolar,
acolhendo-a com atenção e carinho.
· Brincando de jogos cantados que permitam um
contato com o próprio corpo e o
reconhecimento do espaço escolar.
· Desenvolvendo atividades que promovam os
movimentos locomotores e a percepção das
capacidades dos movimentos naturais como;
(andar, correr, saltar, trepar e etc.).
· Brincando de jogos historiados que permitam
um contato com o próprio corpo percebendo os
limites e as possibilidades dos movimentos de
cada um.
· Ordenando os movimentos de braços e pernas
ao andar, respeitando e ultrapassando os
obstáculos do ambiente.
· Jogando e participando de atividades
recreativas, envolvendo criatividade,
espontaneidade, respeito e o limite, com
movimentos imitativos, interpretativos e
corporais.




Ensino Fundamental
2º ano
Competências
Habilidades a serem desenvolvidas
Eixo/Conteúdos

· Estimular o desenvolvimento das capacidades
físicas naturais, através do movimento.
· Desenvolver as aptidões perceptivas como meio
de ajustamento do comportamento psicomotor.
· Propiciar o desenvolvimento das qualidades
físicas, objetivando a adaptação orgânica ao
esforço físico.
· Melhorar a aptidão física por meio da prática de
habilidades motoras fundamentais.
· Estimular a capacidade de expressão individual,
por meio de movimentos criativos.
· Contribuir para aquisição e formação de hábitos
higiênicos.
· Favorecer a socialização, através de atividades
físico-recreativas.
· Formar um cidadão crítico e participativo, que
saiba compreender e usar seu corpo sadiamente,
percebendo-se como ser integral, com formação
humanista cristã.
· Vivenciar valores fundamentais como: respeito,
aceitação, solidariedade e companheirismo.
· Vivenciar grandes jogos, desenvolvendo a
competição e o lúdico como parte integrante do
meio social.
· Participar de jogos pré-desportivos.
· Despertar e desenvolver as habilidades dos
movimentos próprios, necessários para a
participação de jogos pré- desportivos.
Identificar-se como membro do grupo, respeitando regras básicas.
· Desenvolver a coordenação motora através do estimulo visual e auditivo.
· Conhecer e identificar seus segmentos e elementos, desenvolvendo cada
vez mais uma atitude de interesse e cuidado com seu corpo e o do outro.
· Reconhecer o seu corpo, estabelecendo com a mesmo uma relação afetiva
e de habilidades espaço-temporal.
· Identificar os ambientes e suas funções.
· Controlar e manusear materiais como bolas de tamanhos diferentes e
bambolês, ampliando assim suas habilidades motoras.
· Desenvolver a coordenação motora através do estimulo visual.
· Ampliar a vivência dos movimentos naturais e expressivos.
· Reconhecer o seu corpo, estabelecendo com o mesmo uma relação afetiva
e de habilidades espaço-temporal e equilíbrio.
· Acompanhar ritmos variados através da música e a expressão corporal.
· Desenvolver as habilidades psicomotoras de percepção espacial e auditiva.
· Trabalhar o senso de respeito comum.
· Aprender a competir de forma saudável.
· Reconhecer as regras básicas de futsal, adaptado a essa faixa etária.
· Reconhecer as regras básicas da queimada, adaptada a essa faixa etária.
· Interagindo com a professora e com o grupo.
· Participando de brincadeiras ritmadas e de
socialização.
· Adaptando a criança ao ambiente escolar,
acolhendo-a com atenção e carinho.
· Brincando de jogos cantados que permitam um
contato com o próprio corpo e o reconhecimento
do espaço escolar.
· Desenvolvendo atividades que promovam os
movimentos locomotores e a percepção das
capacidades dos movimentos naturais como;
(andar, correr, saltar, trepar e etc.).
· Brincando de jogos historiados que permitam um
contato com o próprio corpo percebendo os
limites e as possibilidades dos movimentos de
cada um.
· Ordenando os movimentos de braços e pernas ao
andar, respeitando e ultrapassando os obstáculos
do ambiente.
· Jogando e participando de atividades recreativas,
envolvendo criatividade, espontaneidade, respeito
e o limite, com movimentos imitativos,
interpretativos e corporais.
· Realizar jogos de construção da imagem corporal
e relações espaço temporais (cognitivo e motor).
· Participando de festas e eventos da escola que
possibilitem a vivência de movimentos gestuais
próprios e imitativos.
· Participando de eventos que promovam a saúde.
· Construindo um repertório de movimentos
expressivos compostos de gestos, mímicas
expressões faciais, próprios e característicos
através de brincadeiras cantadas.
· Participando de jogos pré-desportivos.














































3º ano
Ensino Fundamental
Competências
Habilidades a serem desenvolvidas
Eixo/Conteúdos

· Estimular o desenvolvimento das capacidades físicas
naturais, através do movimento.
· Desenvolver as aptidões perceptivas como meio de
ajustamento do comportamento psicomotor.
· Propiciar o desenvolvimento das qualidades físicas,
objetivando a adaptação orgânica ao esforço físico.
· Melhorar a aptidão física por meio da prática de
habilidades motoras fundamentais.
· Estimular a capacidade de expressão individual, por
meio de movimentos criativos.
· Contribuir para aquisição e formação de hábitos
higiênicos.
· Favorecer a socialização, através de atividades físicorecreativas.
· Formar um cidadão crítico e participativo, que saiba
compreender e usar seu corpo sadiamente, percebendose
como ser integral, com formação humanista cristã.
· Vivenciar valores fundamentais como: respeito,
aceitação, solidariedade e companheirismo.
· Vivenciar grandes jogos, desenvolvendo a competição
e o lúdico como parte integrante do meio social.
· Participar de jogos pré-desportivos.
· Despertar e desenvolver as habilidades dos
movimentos próprios, necessários para a participação
de jogos pré- desportivos do voleibol, handebol e
futsal.
· Desenvolver as regras e habilidades necessárias para a
iniciação do futsal.
· Identificar-se como membro do grupo, respeitando regras básicas.
· Desenvolver a coordenação motora através do estimulo visual e
auditivo.
· Conhecer e identificar seus segmentos e elementos, desenvolvendo
cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com seu corpo e o do
outro.
· Reconhecer o seu corpo, estabelecendo com a mesmo uma relação
afetiva e de habilidades espaço-temporal.
· Identificar os ambientes e suas funções.
· Controlar e manusear materiais como bolas de tamanhos diferentes e
bambolês, ampliando assim suas habilidades motoras.
· Desenvolver a coordenação motora através do estimulo visual.
· Ampliar a vivência dos movimentos naturais e expressivos.
· Reconhecer o seu corpo, estabelecendo com o mesmo uma relação
afetiva e de habilidades espaço-temporal e equilíbrio.
· Acompanhar ritmos variados através da musica e a expressão corporal.
· Desenvolver as habilidades psicomotoras de percepção espacial e
auditiva.
· Trabalhar o senso de respeito comum.
· Aprender a competir de forma saudável.
· Reconhecer as regras básicas de futsal, adaptado a essa faixa etária.
· Reconhecer as regras básicas da queimada, adaptada a essa faixa
etária.
· Reconhecer as regras básicas do handebol, adaptado a essa faixa etária.
· Reconhecer as regras básicas do voleibol, adaptado a essa faixa etária
Interagindo com a professora e com o grupo.
· Participando de brincadeiras ritmadas e de
socialização.
· Adaptando a criança ao ambiente escolar,
acolhendo-a com atenção e carinho.
· Brincando de jogos cantados que permitam um
contato com o próprio corpo e o
reconhecimento do espaço escolar.
· Desenvolvendo atividades que promovam os
movimentos locomotores e a percepção das
capacidades dos movimentos naturais como;
(andar, correr, saltar, trepar e etc.).
· Brincando de jogos historiados que permitam
um contato com o próprio corpo percebendo os
limites e as possibilidades dos movimentos de
cada um.
· Ordenando os movimentos de braços e pernas
ao andar, respeitando e ultrapassando os
obstáculos do ambiente.
· Jogando e participando de atividades
recreativas, envolvendo criatividade,
espontaneidade, respeito e o limite, com
movimentos imitativos, interpretativos e
corporais.
· Realizando jogos de construção da imagem
corporal e relações espaço temporais (cognitivo
e motor).
· Participando de festas e eventos da escola que
possibilitem a vivência de movimentos gestuais
próprios e imitativos.
· Participando de eventos que promovam a saúde.
· Construindo um repertório de movimentos
expressivos compostos de gestos, mímicas
expressões faciais, próprios e característicos
através de brincadeiras cantadas.
· Participando de jogos pré-desportivos do
voleibol, do handebol e do futsal.






































4º ano
Ensino Fundamental
Competências
Habilidades a serem desenvolvidas
Eixo/Conteúdos

· Participar de diferentes atividades
corporais, procurando adotar uma
atitude cooperativa e solidária, sem
discriminar os colegas pelo
desempenho ou por razões sociais,
sexuais ou culturais;
· Adotar atividades de respeito mútuo,
dignidade e solidariedade em
situações lúdicas e esportivas,
buscando solucionar os conflitos de
maneira não violenta;
· Conhecer os limites e as
possibilidades do próprio corpo de
maneira poder controlar algumas de
suas atividades corporais com
autonomia e a valorizá-las como
recurso para a manutenção de sua
própria saúde;
· Conhecer, valorizar, apreciar e
desfrutar de algumas das diferentes
manifestações de cultural corporal,
adotando uma postura não
preconceituosa ou discriminatória por
razões sociais, sexuais ou culturais;
· Organizar alguns jogos/brincadeiras
ou outras atividades corporais,
valorizando-as como recurso para
usufruto do tempo disponível;
· Participar e criar de jogos/brincadeiras;
· Discutir e/ou debater regras para os jogos/brincadeiras;
· Resolver situações de conflito por meio do diálogo com sem a
ajuda do professor;
· Respeitar as regras das atividades e todos os seus colegas sem
qualquer tipo de discriminação;
· Diferenciar situações de esforço e repouso;
· Organizar automaticamente jogos/brincadeiras ou outras
atividades corporais valorizando-as como recurso para usufruto
ao tempo disponível;
· Reconhecer desafios e criar estratégias para vencê-los,
percebendo seus limites;
· Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidades e solidariedade
em situações lúdicas e esportivas;
· Conhecer limites a possibilidades do próprio corpo;
· Manter o hábito da postura correta;
· Aperfeiçoar as atividades naturais de uma maneira normal;
· Incentivar o espírito de grupo;
· Estimular o gosto pelos jogos pré-desportivos.
· Explicação e demonstração de brincadeiras
aprendidas em contexto extracurricular,
criação e participação de outros
jogos/brincadeiras, com suas regras
específicas;
· Participação das atividades físicas propostas
com respeito às regras e sem discriminação
dos colegas;
· Resolução de situações de conflito por meio
do diálogo, com a ajuda do professor;
· Participar de atividades competitivas
respeitando regras e os colegas envolvidos;
· Observação e analise do desempenho dos
colegas, atletas, crianças mais velhas e mais
novas;
· Desenvolvimento das capacidades físicas
durante a prática das atividades físicas
propostas, na quadra poliesportiva, ginásio
e/ou piscina;
· Diferenciação das situações de esforço e
repouso;
· Jogos de tabuleiro, este quando o clima não
for favorável a pratica de atividade física.
· Valores fundamentais: respeito, solidariedade,
companheirismo, cooperação, dignidade,
justiça, perseverança, superação, autoestima,
etc;
· Habilidades básicas: correr, saltar, arremessar,
rodar, bater, rebater, receber, amortecer,
chutar, girar, etc.

























Ensino Fundamental
5º ano
Competências
Habilidades a serem desenvolvidas
Eixo/Conteúdos

· Participar de diferentes atividades
corporais, procurando adotar uma atitude
cooperativa e solidária, sem discriminar
os colegas pelo desempenho ou por razão
sociais, sexuais ou culturais;
· Adotar atividades de respeito mútuo,
dignidade e solidariedade em situações
lúdicas e esportivas, buscando solucionar
os conflitos de forma não violenta;
· Conhecer os limites e as possibilidades
do próprio corpo de forma a poder
controlar algumas de suas atividades
corporais com autonomia e a valorizá-las
como recurso para a manutenção de sua
própria saúde;
· Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar
de algumas das diferentes manifestações
de cultural corporal, adotando uma
postura não preconceituosa ou
discriminatória por razões sócias, sexuais
ou culturais;
· Organizar alguns jogos/brincadeiras ou
outras atividades corporais, valorizando as
como recurso para usufruto do tempo
disponível;
· Analisar alguns padrões de estética,
beleza e saúde presentes no cotidiano,
buscando compreender sua inserção no
contexto em que incentivam o
consumismo
· Participar e criar de jogos/brincadeiras;
· Discutir e/ou debater regras para os jogos/brincadeiras;
· Resolver situações de conflito por meio do diálogo com
sem a ajuda do professor;
· Respeitar as regras das atividades e todos os seus colegas
sem qualquer tipo de discriminação;
· Diferenciar situações de esforço e repouso;
· Organizar automaticamente jogos/brincadeiras ou outras
atividades corporais valorizando-as como recurso para
usufruto ao tempo disponível;
· Reconhecer desafios e criar estratégias para vencê-los,
percebendo seus limites;
· Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidades e
solidariedade em situações lúdicas e esportivas;
· Conhecer limites a possibilidades do próprio corpo;
· Manter o hábito da postura correta;
· Aperfeiçoar as atividades naturais de maneira normal;
· Incentivar o espírito de grupo;
· Estimular o gosto pelos jogos pré-desportivos.
· Explicação e demonstração de brincadeiras
aprendidas em contexto extracurricular,
criação e participação de outros
jogos/brincadeiras, com suas regras
específicas;
· Participação das atividades físicas propostas
com respeito às regras e sem discriminação dos
colegas;
· Resolução de situações de conflito por meio do
diálogo, com a ajuda do professor;
· Participar de atividades competitivas
respeitando regras e os colegas envolvidos;
· Observação e analise do desempenho dos
colegas, atletas, crianças mais velhas e mais
novas;
· Desenvolvimento das capacidades físicas
durante a prática das atividades físicas
propostas, na quadra poliesportiva, ginásio
e/ou piscina;
· Diferenciação das situações de esforço e
repouso;
· Jogos de tabuleiro, este quando o clima não for
favorável a pratica de atividade física;
· Valores fundamentais: respeito, solidariedade,
companheirismo, cooperação, dignidade,
justiça, perseverança, superação, auto-estima,
etc;
· Introdução às modalidades esportivas
(handebol, basquetebol, voleibol e futebol)
jogos pré-desportivos.
· Avaliação: É realizada pelo professor,
observando as atitudes assumidas pelo aluno
durante as aulas, ou seja, participação nas
atividades propostas, interesse e
comportamento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário